Estrutura Orgânica

Mesa da Assembleia Geral

Presidente da Mesa da Assembleia Geral - Ana Oliveira

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

1º Secretário da Mesa da Assembleia Geral - Sara Silva Pereira

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

2º Secretário da Mesa da Assembleia Geral -Rui Morais

Rui Expedito Martins Morais,  41 anos, natural de Angola, nacionalidade portuguesa,  residente em Almada e licenciado pela UMC de Lisboa. Exerce Medicina Tradicional Chinesa em Clínicas no Setor Privado. Especialista convidado para a Direção Clínica que assumirá em Janeiro de 2016, numa clínica em Lisboa, onde  coordenará algumas áreas de Medicina Chinesa, destacando-se a Dietética e Pediatria. Ao longo de todos estes anos, teve a oportunidade de exercer em várias zonas do país permitindo ter conhecimento das fragilidades socio-económicas da população, que, justificando-se nessa vulnerabilidade não recorrem mais vezes á Medicina Natural, sendo apologista de uma Medicina Integrada, que recorra ao potencial de ambos os raciocínios médicos em prol de um bem maior, a qualidade de vida na saúde. Em Londres, onde viveu e  exerceu Acupuntura e Fitoterapia, apercebendo da formação de excelência que os profissionais portugueses têm em relação aos demais, regressou com o intuito de provar que os profissionais de saúde portugueses têm uma palavra a dizer em relação á  Medicina Chinesa no Ocidente. Esse reconhecimento em Londres adveio do conhecimento transmitido por Especialistas de excelência com que tem privado e nas formações, seminários e webinários, que tem assistido. Em 2016, será o coordenador responsável por uma equipa que tem vindo a reunir, que fará a tradução para português de um livro que considera uma pedra basal para o entendimento da Medicina Chinesa.

Direcção

Presidente Direcção SPCM - António Moreira
Presidente Direcção SPCM - António Moreira

António Manuel da Silva Moreira, tem 54 anos é natural de Viana do Castelo, Professor Adjunto na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, no Instituto Politécnico de Santarém onde rege as cadeiras de Teoria e Metodologia do Treino, e o Corpo Humano à luz da Medicina Chinesa, é especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, e Doutorado em Ciências do Desporto pela UTAD - Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro.

Exerce a sua actividade em clínica própria, em Rio Maior, desde 2008, e tem colaborado em vários projectos de investigação.

Dedica especial interesse ao estudo da Fitoterapia Chinesa Clássica.
Tem em curso projectos de investigação sobre a Metodologia de investigação aplicada à Medicina Chinesa e sobre a caracterização dos hábitos de consumo em Medicina Chinesa em Portugal.
Participa regularmente em congressos e seminários de formação em Medicina Chinesa.
Integrou vários júris académicos de provas de mestrado na área da Medicina Chinesa.
É co-responsável pelo plano de desenvolvimento para as terapêuticas não convencionais do Instituto Politécnico de Santarém.
Vice-Presidente Direcção SPCM - Pedro Vaz

Pedro Nuno Coelho Vaz, tem 31 anos é natural de Gouveia, tendo residido e feito os seus estudos até ao 12º ano em Seia, cidade onde reside atualmente. Exerce a sua atividade profissional em exclusivo como Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, sendo responsável clínico da Especialidade de Medicina Chinesa, Acupuntura e Fitoterapia desde 2009 na Clínica Médica da Unidade de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Seia, Clínica de Medicina Física e Reabilitação da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG), Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz e várias clínicas médicas.

Entusiasta e apaixonado da verdadeira conceção da Medicina chinesa, projeta para Portugal uma Medicina Chinesa de elevada qualidade com altos padrões de exigência e competência, com uma clara definição do trajeto académico para o exercício competente e dignificante da Medicina Tradicional Chinesa.

Tem especial interesse pela área da Dor Orofacial, patologia músculo-esquelética, imunitária e infertilidade. Tem o objetivo de promover a investigação em Medicina Chinesa, tendo em curso projetos de investigação para uma melhor compreensão dos seus conceitos e aplicações, no sentido de comprovar as suas potencialidades e vantagens de ser integrada nos sistemas de saúde.

Participa regularmente em congressos, seminários, palestras e formações de Medicina Tradicional Chinesa como orador e participante.

Vice- Presidente da Direcção SPMC - Pedro Albuquerque

Exerce há 20 anos e ensina há 16 anos. Iniciou os estudos no Instituto Shangri-lá (São Paulo, Brasil), fez a formação no que hoje em dia é a Universidade de Medicina Chinesa (Portugal), fez estudos de pós-graduação e especialização clínica durante cerca de 5 anos em hospitais universitários e clínicas privadas em BeiJing, GuangDong e ChengDu (China), tendo também feito uma pós-graduação na Universidade de Westminster (Londres, Reino Unido). 

Secretário da Direcção SPCM - Alexandra Martins
Secretário da Direcção SPCM - Alexandra Martins
Maria Alexandra da Silva Ferreira Martins, Pratica Medicina Tradicional Chinesa desde 2012. Terminou o curso de Especialista de Medicina Tradicional Chinesa em 2013 e é Pós Graduada em Medicina Energética Chinesa pelo Instituto Van Nghi.
Está neste momento a terminar o doutoramento em Ciências Sociais, especialidade Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e tem como formação base Comunicação Social.
É Investigadora em várias instituições de ensino superior, dos vários projectos em que participa destaca-se a problemática da comunicação intercultural, com destaque dentro da Medicina Chinesa e as bases culturais e filosóficas da mesma.
Participa regularmente em congressos e seminários de formação em Medicina Chinesa.
Dedica-se também à publicação e edição de livros tendo criado uma colecção em Medicina Chinesa.
Tesoureiro da SPCM - Carlos Vilardebó Loureiro

Carlos Vilardebó Loureiro – Licenciado em Química Aplicada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)da Universidade Nova de Lisboa (UNL), especializado em Biotecnologia. Concluiu a parte curricular do Mestrado em Tecnologia Alimentar na FCT/UNL. Foi docente na Universidade Lusófona, nas disciplinas de Química e Microbiologia Industrial e na Universidade Católica em Microbiologia Ambiental. Depois obteve a Licenciatura em Medicina Tradicional Chinesa no Curso Superior de Acupunctura e Fitoterapia Tradicional Chinesa pela Associação Portuguesa de Acupunctura e Disciplinas Associadas. Diploma de Licenciatura em Estudos de Medicina Chinesa pela Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Chengdu, obtido por prova oral com júri. Foi docente de Diagnóstico III, Patologia em MTC II e Microbiologia na Universidade de Medicina Chinesa (UMC), pólo da Universidade de MTC de Chengdu. Conclusão dos Estudos pós-Graduados ministrados pelo prof. Tran Viet Dzung, no Instituto Van Nghi Portugal. Exercício clínico desde 2003 tendo participado em alguns estudos na área da neurologia e saúde mental.

Conselho Fiscal

Presidente do Conselho Fiscal - Diogo Calado
Diogo de Brito Calado, 38 anos, natural de Amadora,
Investigador, Professor Assistente (etimologia e semiótica da Medicina Chinesa) e candidato a Doutoramento co-tutorado em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP) e em Medicina Chinesa Interna pela Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Tianjin (TJUTCM), orientado pelo Prof. Dr. Zhang Boli (reitor da universidade, Presidente da Federação Mundial das Sociedades de Medicina Chinesa e Director da Academia Chinesa de Ciências Médicas Chinesas)
Mestrado em Medicina Integrada - integração clínica de Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Convencional pela Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Tianjin
Licenciatura em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior
Diplomado (licenciatura não reconhecida pelo Estado Português) em Medicina Tradicional Chinesa - Acupunctura e Fitoterapia pelo Instituto Português de Medicina Tradicional Chinesa / Associação Portuguesa de Acupunctura e Disciplinas Associadas / Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Chengdu
Exerce actividade clínica em Paço de Arcos e Lisboa, desde 2006, com maior destaque para a neurologia, onde possui maior experiência clínica na China, particularmente no tratamento de doenças cerebrovasculares, doenças do movimento (Parkinson e distonias), demências e doenças desmielinizantes
Tem vindo a realizar diversos projectos de investigação clínica, nomeadamente nos seguintes âmbitos: 1. optimização do rendimento desportivo através de MTC e;  2. relação das perturbações do sono com doenças cerebrovasculares e neurodegenerativas e o seu paralelismo na MTC (segundo descrições em textos antigos)
Membro da Federação Mundial das Sociedades de Medicina Chinesa - Comissão para a Investigação da Protecção do Conhecimento Tradicional
Membro Fundador da Sociedade para a Investigação clínica em neurologia na MTC, através do ICBAS-UP, juntamente com a TJUTCM (China), Universidade Federal de São Paulo (Brasil) e a Mount Sinai School of Medicine (EUA).
Presidente do Conselho Fiscal - Diogo Calado
Relator do Conselho Fiscal - Fernando Barros

Nuno Michael de Aragão Sanches Ferreira, 27 anos é natural de Rio de Janeiro, (Brasil) e residente em Portugal há 25 anos.

É especialista em Medicina Tradicional Chinesa pela Universidade de Medicina Chinesa Dr. Pedro Choy, Pólo de Chengdu, Lisboa (Portugal).
Exerce a sua actividade na clínica Dr. António Ferreira, em Queluz de Baixo, desde 2009.
É Tutor e Orientador de Estagiários em Tuiná, Ventosoterapia, Electroacupuntura e Outras Técnicas Terapêuticas Associadas à Medicina Chinesa.
Dedica especial interesse ao estudo da massagem Tui-Na, Fitoterapia Chinesa Clássica e Moderna.
Participa regularmente em congressos e seminários de formação em Medicina Chinesa e estudos pós graduados em Medicina Energética.
Participa em eventos de Acção Social e de divulgação das Medicinas Não Convencionais (através da ASIMI).
Vai regularmente à China para frequentar estágios no Hospital de Medicina Chinesa de Chengdu afim de obter maior conhecimento ao nível de Tuina Anmo